COMO SER FLEXÍVEL EM UMA RELAÇÃO AMOROSA

COMO SER FLEXÍVEL EM UMA RELAÇÃO AMOROSA

Home » Relacionamentos » COMO SER FLEXÍVEL EM UMA RELAÇÃO AMOROSA

relacionamento-flexivel

COMO SER FLEXÍVEL EM UMA RELAÇÃO AMOROSA

Muitos de nós fomos condicionados a pensar que, uma vez que encontramos a pessoa que acreditamos ser perfeita para nós, então o trabalho árduo acabou. Tudo deve ser suave a partir desse ponto. Afinal, se ele(a) é perfeito (a) para mim, não deveria tudo se encaixar? Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Na verdade, quando você encontra o parceiro com o qual está disposto a se comprometer, é aí que o verdadeiro trabalho começa. E qualquer relacionamento saudável exigirá uma certa flexibilidade de cada parceiro. Porque a mudança é inevitável. E para que um relacionamento cresça e prospere, é fundamental que você e seu parceiro sejam capazes de se adaptar às mudanças, encontrando o seu caminho através do bem e do mal juntos.

FLEXIBILIDADE É UMA HABILIDADE

Para muitos de nós, quão flexíveis somos em uma situação depende de que tipo de humor estamos, de como estamos ligados a uma certa crença ou ideia, ou quais medos podemos sentir em relação a deixar de lado essa crença ou idéia. Mas quantas vezes você viu que ser inflexível levou a um estresse ainda maior ou criou mais conflitos em seu relacionamento? E quantas vezes você viu que ser flexível pode ajudar a trazer mais paz, conforto e amor?

É por isso que ser flexível é uma decisão consciente, e é uma habilidade que você deve desenvolver e praticar repetidamente em seus relacionamentos, se quiser ver os benefícios. Frequentemente, os indivíduos escolhem o caminho da resistência e a recusa à mudança, porque eles equiparam a flexibilidade com fraqueza. Mas na verdade é o oposto. Você ainda pode permanecer firme em seus valores e crenças, você estará apenas escolhendo estar aberto aos sentimentos e desejos de seu parceiro e disposto a fazer mudanças significativas para melhorar seu relacionamento. Isso é poderoso e proativo, e é algo que seu parceiro, sem dúvida, respeitará e admirará.

FLEXIBILIDADE SIGNIFICA DEIXAR IR.

Nosso apego às coisas, às ideias e a certas visões pode nos tornar rígidos e inflexíveis. Deixando de lado esses apegos, não estamos negando nossas crenças e valores, estamos simplesmente desistindo da ideia de controlar todos os aspectos deles. Essa prática é conhecida como “não-apego”. O não-apego não significa ser frio e insensível. Em vez disso, significa simplesmente que você não está se segurando, não está se apegando.
Quando você se torna não apegado, as expectativas e emoções não controlam mais sua vida. E você terá um novo senso de clareza que permite que você veja a verdade que está no cerne da questão, o que, em última análise, ajuda você a ser mais flexível com seu parceiro.

ESQUEÇA SOBRE “ESTAR CERTO”

Quando estamos certos, nos sentimos bem sobre nós mesmos. Nós nos sentimos validados e sentimos que temos um bom julgamento. Claro que, essas são todas coisas positivas. Mas o que fazemos quando estamos em um relacionamento?
A necessidade de estar certo leva à necessidade de ganhar uma discussão. E a necessidade de ganhar um argumento significa que seu parceiro tem que perder. E se você realmente se importa com o seu parceiro, por que você quer que ele perca?

Quando você deixa de lado sua necessidade de estar certo, você se abre para um ambiente estimulante, onde você e seu parceiro podem aprender e crescer juntos. Isso também cria um espaço seguro no relacionamento em que você e seu parceiro podem confiar um no outro para se envolver e ouvir com compaixão e com técnicas de comunicação eficazes.

QUANDO NÃO SER FLEXÍVEL

Muitos de nós fomos condicionados a enfatizar os mesmos interesses e hobbies que nosso parceiro. Mas o que realmente devemos focar é garantir que nosso parceiro compartilhe nossos mesmos valores.
Valores são aqueles princípios e “regras de vida” que você mantém em seu coração. São as crenças pessoais que são uma parte fundamental de quem você é como pessoa. E eles desempenham um papel na maioria dos aspectos de sua vida, sobre as escolhas que você faz, como você interpreta os cenários, as reações que você tem, com quem você escolhe passar o tempo, as expectativas que você faz.

Quando alguém respeita e honra seus valores, você se sente seguro e protegido. Mas quando alguém nega esses valores, isso pode fazer com que você se sinta desconfortável, ou até mesmo lhe cause sofrimento. E a falta de valores compartilhados com o seu parceiro levará apenas a discussões contínuas e frustrações contínuas, que podem levar ao fim do seu relacionamento.

Embora qualquer relacionamento íntimo exija comprometimento, outra coisa muito diferente é quando se concorda com o que seu parceiro quer e agride os seus valore, e isso pode levar a perda de sua integridade pessoal. Se vocês estiverem em páginas diferentes, sentirá que está sacrificando suas crenças básicas e não demorará muito para que o relacionamento se torne tenso e pesado.

Illana Mattos

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

expectativa

O PERIGO DAS EXPECTATIVAS: BRIGANDO CONSTANTEMENTE COM O SEU PARCEIRO? AQUI ESTÁ O PORQUÊ.

Muitos de nós fomos condicionados a pensar que, uma vez que encontramos a pessoa que acreditamos ser perfeita para nós, então o trabalho árduo acabou. Tudo deve ser suave a partir desse ponto. Afinal, se ele(a) é perfeito (a) para mim, não deveria tudo se encaixar? Mas isso não poderia estar mais longe da verdade. […]

Saiba mais

Receba conteúdos exclusivos em primeira mão